Home

 

Fases do Bebê


Evolução da
espécie
A cada dia, a criança manifesta um gesto, um sorriso, um olhar
diferente que marcam as fases de seu desenvolvimento, mas
o ritmo desse processo é individual

No início, o bebê é puro reflexo - se mexe quando acendem a luz, anda se for colocado ainda pequeno numa superfície lisa. Depois, os reflexos são substituídos pela vontade e a criança adquire competência para viver. De acordo com o pediatra Gilberto Petty da Silva, da Universidade Federal de São Paulo, para entender o desenvolvimento da criança é preciso considerar: a) da cabeça até o ombro, b) do ombro ao quadril, c) do quadril ao joelho e d) do joelho aos pés. É o chamado de desenvolvimento crânio-caudal. "É importante saber que, ao final do terceiro mês, o bebê deve conseguir erguer a cabeça. Aos seis meses, senta; aos nove, engatinha; e, com um ano, provavelmente vai andar", explica. O pediatra Nataniel Viuniski, autor do livro Obesidade infantil – um guia prático (Epub), lembra, no entanto, que cada criança tem o seu ritmo. "Existem variações individuais, condições sociais da família, raça, clima, presença ou não de irmãos mais velhos, que influenciam no desenvolvimento. As características da evolução não são exatas", diz. A tabela elaborada pelos especialistas ajuda os pais a ter uma idéia do que ocorre em cada fase do bebê. No entanto, eles avisam que não é preciso entrar em desespero porque aos seis meses os dois dentinhos não nasceram ou porque o filho não tem a altura e o peso sugeridos. As principais características de cada fase do bebê são descritas a seguir.

1 mês
Dorme bastante e a visão é limitada (enxerga somente se o objeto for colocado próximo a seus olhos). Movimenta o corpo em cadência com a voz e chora por comida. Ele mama a cada três ou quatro horas – mas esses intervalos podem ser menores. Também reage aos sons mais altos e pode se assustar com ruídos inesperados.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 55 cm e 4,2 kg
 - Meninas: 53 cm e 4 kg

2 meses
Ele acompanha pessoas e objetos. Consegue emitir sons e já tenta levantar o tórax com a cabeça. Acalma-se ao ouvir vozes e sorri. Mexe braços e pernas desordenadamente devido à falta de coordenação e tenta pegar objetos suspensos. Nessa fase, está com os músculos do pescoço mais enrijecidos.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 57 cm e 5 kg
 - Meninas: 55 cm e 4,8 kg

3 meses
As glândulas lacrimais começam a funcionar. Ele reconhece os pais, consegue firmar a cabeça e ganha peso. Agita-se com brincadeiras, escuta música e responde aos estímulos dos pais com sorrisos, sons vocálicos e gritinhos. Também começa a brincar com as próprias mãos, levando-as à boca. A criança já consegue segurar objetos com firmeza por alguns minutos. Ela também fica de bruços e apóia-se nos antebraços para observar o que se passa a seu redor. Curiosa, procura objetos que foram removidos para pontos distantes da sua visão e segue objetos com o olhar até 180 graus.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 61 cm e 5,7 kg
 - Meninas: 60 cm e 5,5 kg

4 meses
Grita forte e demonstra preferência por brinquedos. Também ri bastante, expressa desagrado e reconhece a voz dos familiares. Em geral, a mãe volta a trabalhar. Podem ser incluídos na alimentação sucos e papinha de frutas. Nessa fase, o bebê tem sua capacidade visual aumentada e fica em pé quando segurado pela cintura. Ele ainda explora objetos com a boca e balança brinquedos sonoros.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 62 cm e 6,3 kg
 - Meninas: 61 cm e 6,1 kg

5 meses
Imita caretas. Segura objetos com firmeza e consegue se arrastar para pegá-los. Chupa os dedos dos pés e brinca com eles. Além disso, percebe o barulho dos brinquedos e fica atento para o que acontece ao seu redor. Balbucia, movimenta-se com mais agilidade e pode rolar. Também tenta fazer força para sentar-se. Ele consegue discernir uma voz doce de uma áspera e demonstra com expressão facial algo que lhe desagrada. Chacoalha brinquedos, brinca de esconder e transfere objetos de uma mão para a outra.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 63 cm e 6,9 kg
 - Meninas: 62 cm e 6,7 kg

6 meses
Tudo o que pega leva à boca. Olha quando é chamado e podem nascer os primeiros dentinhos, em geral os centrais superiores. Ao final do sexto mês, fica sentado. Ele come papinhas, balbucia monossílabos associados com figuras e gosta de brincar de esconder. Demonstra grande interesse pelas mãos e gosta de passear nos ombros dos adultos. Já estica os bracinhos para pedir colo e elege o brinquedo favorito.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 64 cm e 7,5 kg
 - Meninas: 63 cm e 7,3 kg

7 meses
Grita e ri alto e ensaia engatinhar, mas ainda não consegue. Mas já tem uma visão maior do mundo. Apanha pedacinhos de comida e come. Adora mudar objetos de uma mão para outra e levanta os braços em saudação. Também tem reações de estranheza a pessoas e objetos não conhecidos e sente medo. Repete os próprios sons.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 66 cm e 8 kg
 - Meninas: 65 cm e 7,7 kg

8 meses
Ganha força no quadril e alguns conseguem engatinhar. Já senta sozinho mas estranha pessoas. Adquire mais dois dentinhos, começa a entender o significado do não e a ficar de pé com apoio. Segura objetos com a ponta dos dedos, bate palmas e coloca vários cubos dentro de uma caixa. Acena e pára quando lhe dizem "não". Manifesta sentimentos de raiva quando é contrariado.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 68 cm e 8,4 kg
 - Meninas: 67 cm e 8,2 kg

9 meses
Consegue engatinhar bem e adquire mais força nos pés. Passa a manifestar de forma mais clara sua personalidade, gosta de ser o centro das atenções e faz gracinhas. Agarra-se a móveis e consegue se levantar. Podem nascer mais dentinhos e ele é capaz de usar xícara ou copinho. É muito ativo durante o dia, olha entre as pernas abertas e empilha dois cubos. Imita sons e acha brinquedos escondidos. Adora jogar objetos ao chão e observá-los cair. Repete sílabas.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 69 cm e 8,9 kg
 - Meninas: 68 cm e 8,6 kg

10 meses
Senta e levanta sozinho, dá tchau e pode falar papai e mamãe. Come bolacha, é curioso, engatinha bem e fica em pé com apoio. Gira a parte superior do corpo para alcançar um objeto, melhora a habilidade manual e começa a definir qual mão vai ser a dominante. Já troca passinhos com apoio, imita sons e pode falar dissílabos. As meninas ficam mais femininas e elegantes. Interessa-se por fotos, desenhos e figuras.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 71 cm e 9,3 kg
 - Meninas: 70 cm e 9,1 kg

11 meses
Ele suporta bem ficar períodos sozinho e brinca com outras crianças. Caminha com apoio, passa da posição de pé para sentado e desloca-se segurando em móveis. Diz mamá, papá e tchau. Vira páginas de um livro, segura copos e chama adultos e crianças para brincar. Ganha mais dentinhos. Também atende a "dá", mas não solta o objeto. Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas. Já abre gavetas e começa a ter noção do que é proibido e permitido.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 73 cm e 9,6 kg
 - Meninas: 72 cm e 9,4 kg

12 meses
Tem interesse pelas cores e coopera para se vestir. Entrega um brinquedo quando pedem e sua linguagem fica mais apurada. Dá uns passinhos, porém prefere engatinhar para explorar o mundo. Já pode fazer alimentação variada com a família, mas gosta de comer com as próprias mãos. Define gostos e aversões, pode ter menos apetite e lembra onde estão guardados seus brinquedos.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 75 cm e 10,1 kg
 - Meninas: 74 cm e 9,8 kg

15 meses
Tira brinquedos dos outros, anda e quer subir escadas sozinho. Gosta de imitar os adultos, rabisca no papel com lápis de cor ou caneta e se diverte com água. Usa bastante a palavra não. Corre, brinca com bola, anda para trás e aumenta o vocabulário. Começa a comer sozinho. Sente a ausência dos pais e gosta de ouvir várias vezes a mesma história ou a mesma música.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 77 cm e 10,6 kg
 - Meninas: 76 cm e 10,4 kg

18 meses
Sobe com facilidade em cadeiras, abre e fecha gavetas e brinca com o controle remoto da televisão. Adora rabiscar, escalar móveis e consegue tirar uma peça de roupa. Fica mais manhoso na hora de comer e aprende a usar objetos como o telefone. Tem por volta de 16 dentinhos e deve ser estimulado a treinar o controle de xixi e cocô. Repete quase tudo o que ouve, aprende a montar quebra-cabeças e consegue cantarolar as músicas de que gosta.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 80 cm e 11,1 kg
 - Meninas: 79 cm e 10,7 kg

24 meses
Tem percepção de quem é. Sobe e desce escadas, tira os sapatos e peças de roupa. Em geral a dentição de leite se completa. Faz malcriação e mexe em tudo. Chuta bola sem perder o equilíbrio, tenta impor suas vontades, passa a sentir ciúme e consegue estabelecer o controle da bexiga.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 85 cm e 12,1 kg
 - Meninas: 84 cm e 11 kg

36 meses
Pede para ir ao banheiro e gosta da companhia de outras crianças para brincar. Canta, reconhece cores e começa a se vestir. Explica bem as coisas e continua aprendendo com facilidade e por imitação. Percebe os sentimentos dos adultos, deve ter os 20 dentes de leite e sabe comer de garfo e colher. Gosta de contar e ouvir histórias. Segura o lápis como um adulto.
 - Estatura e peso médios:
 - Meninos: 96 cm e 14 kg
 - Meninas: 90 cm e 12 kg

* O peso e a altura variam bastante de acordo com o sexo, herança genética,
constituição e alimentação da criança. O pediatra é quem deve decidir se a curva de crescimento está ou não adequada.

Créditos - Revista Isto é Gente

 

Release

Fotos

Fases da Gestação
Fases do Bebê
Nomes para seu Bebê
Lucianna Martins
Lucianna Martins Produções
Apoiadores
Fale Conosco
 
 
 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 

@2009 Teatro para Bebês